Janeiro Branco – Por que não dar uma pausa e pensar um pouco sobre essa campanha?
- Rafael Rodrigues
- 17 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
O Janeiro Branco, assim como o Outubro Rosa (campanha de conscientização sobre câncer de mama) e o Novembro Azul (campanha de conscientização sobre câncer de próstata), é o mês dedicado à Campanha de Conscientização sobre a Saúde Mental e Emocional.
Mas afinal, o que é saúde mental?
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade. Diante disso podemos pensar que saúde mental está relacionada na maneira como o indivíduo lida com suas emoções (medo, raiva, alegria, surpresa, tristeza, ...) e pensamentos nos desafios e nas mudanças que a vida exige, e como isso reflete na sociedade.
E como é medida a qualidade da saúde mental?
A qualidade da saúde mental está atrelada à inteligência emocional. Ou seja, a maneira na qual nos relacionamos com nossas emoções determinará nosso estado de saúde mental. Para isso, reconhecer as emoções, aprender a regulá-las e saber aplicá-las para as demandas do cotidiano, se fazem necessário para que haja qualidade na saúde mental.
Parece simples não é mesmo, e pode ser.
É exatamente nesse momento que podemos refletir em como anda nossa saúde mental, ou de pessoas próximas, e buscar ajuda especializada.
Há profissionais treinados e habilitados para ajudar nesse auxílio e tratar, com o intuito de trazer equilíbrio e minimizar o sofrer psíquico.
Nós, psicólogos, atendemos nesse lugar!
Afinal, coisa de maluco é não buscar ajuda quando precisa!

Comentários